A Secretária Ana Claúdia Vital, esteve reunida nessa terça-feira (19), no município de Caturité, com o Prefeito Zé João, o Prefeito de Boqueirão Marcos Freitas e o Vice-Prefeito de Cabaceiras Ricardo Aires para discutir a implantação do projeto Paraíba Mais Sustentável, naqueles municípios, iniciativa do Governo do Estado, através da SEDAM, que tem como um dos objetivos o fim dos lixões na Paraíba.
O encontro teve como objetivo a formulação de mais uma adesão ao projeto, dessa vez pelo município de Caturité, que ao lado dos municípios de Cabaceiras e Boqueirão, formarão mais um grupo contemplado de cidades que receberão do estado através de convênio, recursos para um galpão de triagem de resíduos sólidos urbanos.
Sendo assim, a titular da pasta Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba, esteve apresentando o projeto ao Prefeito Zé João, que aderiu a proposta. O Prefeito de Boqueirão Marcos Freitas e o Vice-Prefeito de Cabaceiras Ricardo Aires, estiveram contribuindo com o debate, pois já haviam aderido ao projeto e dessa forma passam a ser parceiros na iniciativa.
Boqueirão será a sede do galpão que será construído na região e que será utilizado e mantido pelos três municípios. O Secretário Galego do Leite esteve auxiliando a Secretária Ana Cláudia, sendo também o responsável pela articulação do encontro.
Paraíba Mais Sustentável
O Projeto Paraíba Mais Sustentável é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, através da SEDAM, em parceria com o Ministério Público Estadual, FAMUP e SUDEMA. Nessa primeira etapa estão sendo investidos pouco mais de 5 milhões de reais no Projeto, para a construção de 16 galpões para a coleta e triagem de resíduos sólidos urbanos, alcançando, com a entrada de Caturité, 75 municípios. O programa visa também à parceria e o trabalho das prefeituras na criação e consolidação das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, na busca da geração de mais empregos, na consolidação da renda e gerando mais dignidade aos trabalhadores.
A iniciativa busca também incentivar a educação ambiental nos municípios, o processo de coleta seletiva do lixo, a preservação do Meio Ambiente e outras iniciativas. O projeto atende também uma demanda antiga de vários munícipios paraibanos, pela adequação correta do despejo dos resíduos produzidos nas cidades, o que tem gerado ao longo dos últimos anos uma cobrança por parte do Ministério Público, com o intuito de fazer cumprir as normas corretas e de respeito com o próprio meio ambiente.
Além dessa iniciativa, a SEDAM está executando as emendas impositivas da Assembleia Legislativa do Estado, os recursos direcionados pelos Deputados e Deputadas que deverão ser executados pelo Governo do Estado e que somam mais de 200 convênios diretos com os municípios.
0 Comentários