Romero apresenta balanço do São João 2019 e anuncia novidades para o próximo ano


O prefeito Romero Rodrigues na manhã desta terça-feira (16), em entrevista coletiva, na sede da FIEP apresentou o balanço da 36ª edição do Maior São João do Mundo, anunciou também a data do evento em 2020 e as novidades para a festa. 

O São João 2020 acontecerá no período de 5 de junho a 5 de julho. Após uma pausa de 20 dias, para alguns ajustes no Parque do Povo, vai ter início um Festival Gastronômico juntamente com o Festival de Inverno. 

Romero reafirmou que o palco principal vai receber o nome de Gabriel Diniz, uma justa homenagem ao cantor que estudou em Campina Grande, que estava no auge da carreira e tinha amor, carinho e respeito pelas pessoas. O prefeito anunciou ainda que no próximo ano, no Palco Gabriel Diniz, nos intervalos dos shows, além das apresentações de grupos folclóricos serão incorporados a programação violeiros e emboladores de coco.

No que diz respeito ao Museu do Maior São João do Mundo, que funcionou nas dependências da Estação Velha, o prefeito informou que já está sendo trabalhado uma reestruturação e a partir de setembro estará aberto a visitação pública.

Durante a entrevista o prefeito divulgou os números do Maior São João do Mundo este ano. Aproximadamente 1,8 milhão de pessoas visitaram a cidade no período da festa junina. Foram injetador R$ 300 milhões na economia de Campina Grande e o faturamento de bares, hotéis e restaurantes aumentou 30% em relação à edição anterior.

Romero prevê a divulgação da programação do São João 2020 para o final de novembro ou início de dezembro deste ano, para dar um maior prazo de planejamento para o setor turístico.

O prefeito agradeceu a toda equipe da gestão que trabalhou para o brilhantismo da festa, a imprensa campinense que fez a cobertura durante todo o evento, ao trabalho da Medow, aos vereadores, ao secretário Jóia Germano no envolvimento e preparativos do Casamento Coletivo e anunciou que no próximo ano serão 200 casais.

Romero destacou o trabalho do departamento de Limpeza Urbana da cidade e agradeceu a toda equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Ele anunciou ainda que no próximo ano, todas as barracas e palcos do São João em Galante serão padronizados e que pretende inaugurar o Hospital da Criança antes do São João de 2020.

PESQUISA - A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas apresentou os dados da pesquisa Datavox contratada pela Medow e realizada no Parque do Povo e Distrito de Galante.

Foram entrevistadas 4.300 pessoas e o São João teve a aprovação de 90,9%; 30% de aumento no faturamento em relação ao ano anterior; mais de 1,8 milhão de pessoas registradas pelas catracas no Parque do Povo; 17 eventos privados; mais de 3 milhões de visitas aos equipamentos turísticos; evento descentralizado, sendo um palco no Distrito de São José da Mata, quatro palcos em Galante, Parque do Povo cinco palcos; Vila do Artesão; Estação do Turista; Forró no Calçadão; Bom é na Feira; Forró nos Bairros.

Foram mais de 120 apresentações de Quadrilhas Juninas;  55 apresentações de Grupos Folclóricos.

Os excursionistas vieram  cinco vezes ao Parque do Povo e os turistas que a média de permanência era de 4,5 dias, esse ano tivemos 5,6 dias em Campina. Na pesquisa os campinense foram em média oito vezes.

O evento mais segundo na história do Parque do Povo, houve investimento do patrocinador em 265 câmeras com reconhecimento facial, que resultou em 12 prisões.

Dos entrevistados 95% indicam o Maior São João do Mundo para familiares e amigos. Do público o maior número de turistas foi do Estado de Pernambuco, o segundo a Paraíba, seguido por Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro. O público internacional de Portugal, Espanha e Suiça.


O ônibus do Forró registrou 50 saídas. A Vila Sítio São João recebeu 50 mil visitantes, com mais de 100 atrações culturais, 400 apresentações. Central de Atendimento ao Turista, no Partage atendeu 15 mil  pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários