A Feira Central de Campina
Grande ganhou na manhã desta sexta-feira (19) o Espaço Cultural “Bom é na
Feira”, inaugurado com a presença de autoridades municipais e representantes de
instituições parcerias do governo municipal. A solenidade, marcada por
apresentações culturais, aconteceu no espaço onde funciona a sede
administrativa da feira (Centro do Galpão Cultural).
O público teve a oportunidade
de apreciar a exposição de peças artesanais e de obras de literatura de cordel,
além das apresentações de poetas, emboladores de coco, grupo folclórico
Tropeiros da Borborema, quadrilha junina Arraial em Paris, trio de forró e
muitos outros atrativos que destacaram a importância e a riqueza da cultural
regional.
O novo espaço retrata
cenograficamente as primeiras casas de negócio da feira central e será
utilizado para realização de atrações culturais, oficinas e ações sociais.
Houve, ainda, a apresentação da campanha de marketing para a Feira Central de
Campina Grande, sendo relatadas as iniciativas para a divulgação deste
tradicional espaço econômico, turístico e cultural de Campina Grande.
O projeto é um patrocínio da
VISA Brasil no Programa Cidades do Futuro e é realizado pela Secretaria de
Desenvolvimento Econômico e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Tem como
parceiros a STTP, Procon, SEBRAE, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação,
SESUMA, SEDUC, ANGEVISA e IPHAN.
Conforme destacou a secretária municipal
de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, além da parte cultural, o projeto
Bom é na Feira contempla múltiplas ações em benefício dos feirantes.
Neste projeto, já foram atendidos 900 empreendedores com treinamentos
realizados pelo SEBRAE-CG para melhoria de seus negócios e uso de pagamentos de
meios digitais.
“Pretende-se desenvolver e
implementar um plano de desenvolvimento com os comerciantes da feira, focando
em empreendedorismo, educação financeira, aceitação de meio eletrônicos de
pagamento, atração do novo público consumidor e ações sociais”, destacou a
secretária.
A iniciativa tem como objetivo
também a implantação da sinalização turística, acesso a crédito pelos feirantes
(instituições financeiras parceiras) e melhoria dos espaços de circulação da
feira (realizado pela STTP). A Prefeitura interage por meio das secretarias de
Desenvolvimento Econômico (SEDE), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma),
Planejamento, Obras e de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As atividades do projeto objetivam
desde a atualização na sinalização turística e reformulação do espaço cultural,
até a criação de um aplicativo e de um site da Feira Central, com um mapa
interativo. Por meio desse projeto, cerca de 1.200 comerciantes da Feira
Central vão receber treinamento e serão beneficiados com as ações.
A Fundação Parque Tecnológico
da Paraíba participa do projeto como interveniente das ações planejadas,
sobretudo estimulando o feirante a trabalhar com os recursos do mundo digital.
Já o Procon de Campina Grande como parceiro em ações voltadas ao consumidor e
atuando, também, na sinalização. O Sebrae atua como principal instrumento de
capacitação e consultorias especializadas aos feirantes.
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