Secretária Eva Gouveia |
Depois de
mostrar Campina Grande em destaque no Índice Nacional de Desenvolvimento
(Idcreas), o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de
Desenvolvimento Social, voltou a destacar a cidade na excelência dos Centros de
Referência de Assistência Social (Creas) de grande porte, desta vez, o
município foi apontado como o 4º melhor do país, em uma avaliação que reúne
mais de cinco mil cidades, sendo o melhor da Paraíba e o 3º do Nordeste.
O
Ministério define o índice da seguinte forma: “O IDCRAS é um indicador
sintético que busca medir, de forma indireta, a qualidade dos serviços
prestados nos CRAS. Por ser um indicador sintético, o IDCRAS comporta em sua
composição alguns outros indicadores e, assim, possui maior capacidade de
sintetizar diferentes aspectos da realidade vivida nos CRAS”.
A
secretária de Assistência Social de Campina Grande, Eva Gouveia, avaliou como
positivo o diagnóstico do Ministério da Cidadania e destacou o empenho da
equipe da Secretaria em oferecer os melhores serviços à população. “Esse
empenho junto com os incentivos que recebemos do prefeito Romero Rodrigues e
investimentos que buscamos com o Governo Federal é a fórmula certa para
prosseguirmos com este serviço”, argumentou Eva.
Os IDCRAS e
IDCREAS foram calculados a partir de três dimensões, a saber: Estrutura física,
Recursos humanos e Serviços e Benefícios no caso dos CRAS, ou apenas serviços,
no caso dos CREAS. Cada dimensão foi construída com base em uma série de
informações consideradas, como mais importantes, para descrever a qualidade dos
serviços.
A dimensão
Estrutura Física avalia a estrutura do equipamento CRAS, considerando diversos
aspectos, tais como a existência de salas de atendimento individualizado e
coletivo, condições de acessibilidade, recepção e banheiros, e ainda, a
existência na unidade de um determinado conjunto de equipamentos: computadores,
veículo exclusivo ou compartilhado, entre outros.
A dimensão
Recursos humanos aferiu se o quantitativo da equipe de referência é adequado ao
porte da unidade, tendo como parâmetro a Norma Operacional Básica – Recursos
Humanos (NOBRH). Esta dimensão, no seu nível 5, leva em conta o quantitativo de
profissionais de nível superior, o qual varia conforme existência ou não de uma
equipe volante, referenciada à unidade, recebendo cofinanciamento federal.
São considerados também o número de profissionais com formação de
Serviço Social e Psicologia, se a unidade possui, no mínimo, um profissional de
nível superior com vínculo estatutário ou empregado público celetista, e ainda,
a existência de um coordenador de nível superior.
O indicador
dimensional relativo a serviços e Benefícios avalia quais as atividades que são
desenvolvidas na unidade CRAS, a oferta de Serviços de convivência e
fortalecimento de vínculos e para quantos ciclos de vida, e se a unidade
realiza cadastramento, atualização no Cadastro Único. É também avaliada a
articulação que o CRAS possui com outros serviços prestados por outras
políticas públicas, como a Educação e Saúde e com o CREAS.
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