Curral de Cima: Sala de aula com acessibilidade garante educação de 36 crianças em escolas do município


 Garantir uma educação de qualidade a toda população é prioridade da Prefeitura de Curral de Cima. E com base nisso, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Educação vem ganhando repercussão na Paraíba. A Sala de Recurso desenvolvida pela atual gestão oferece atendimento educacional a 36 estudantes portadores de deficiência, priorizando a inclusão
 A Sala de Recurso está instalada na escola Valdevino Ribeiro da Silva, onde 36 alunos com deficiência são atendidos por uma equipe multidisciplinar preparada para complementar os serviços educacionais comuns. “Neste Dia da Criança com deficiência (9 de dezembro) queremos reafirmar que não existem limites para uma criança e promover a inclusão é um compromisso nosso”, disse o prefeito Totó Ribeiro.
 Segundo a secretária de Educação, Ana Farias, dentre as atividades curriculares especificas desenvolvidas no atendimento educacional especializado estão: música, pintura, ensino de libras, comunicação alternativa, internet, jogos, pesquisas, vídeos, oficinas e palestras.
 “De forma geral consideramos uma experiência muito válida para repensar nossa prática pedagógica e a partir das discussões poderemos direcionar nossa proposta certos da participação de todos da comunidade garantindo a gestão democrática e participativa”, destacou a secretária.
  O atendimento da Sala de Recurso é prestado também a alunos matriculados em outras escolas do município. “O nosso quadro de alunos contempla diversas localidades e comunidades, muitos deles por não terem transporte, utilizam o ônibus escolar que a prefeitura disponibiliza para todos os alunos da zona rural, facilitando assim sua chegada ao atendimento”, disse.
  A sala conta com a direção e orientação de duas professoras do sistema de ensino municipal, sentinelas: Raquel Alves Peixoto de Farias e Rosangela Gerônimo da Silva. Elas são especialistas em psicopedagogia e desempenham de maneira eficaz o papel de psicólogas, sanando assim possíveis dificuldades dos alunos na aprendizagem e nos distúrbios comportamentais.

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