O Programa “Antes que Aconteça”, voltado à prevenção do feminicídio e ao enfrentamento da violência contra a mulher, foi apresentado durante o Encontro de Mulheres do Agro, realizado dentro da programação da Expo Pocinhos 2025, no município de Pocinhos.
A palestra foi conduzida pela advogada e coordenadora estadual do programa, Camila Mariz, segunda-dama da Paraíba, que apresentou as ações já desenvolvidas no estado, incluindo a implantação de duas Salas Lilás, em João Pessoa e Campina Grande, destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. Idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, o programa atua de forma integrada com políticas públicas como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e a Patrulha Maria da Penha.
Durante a apresentação, Camila Mariz destacou dados alarmantes sobre a violência de gênero, informando que quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil e que, somente este ano, 35 mulheres foram assassinadas na Paraíba, todas sem medidas protetivas. Ela ressaltou a importância da educação e da autonomia econômica feminina como estratégias de prevenção, além da necessidade de envolver os homens nesse debate.
O evento contou ainda com a participação da assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do projeto, Márcia Dornelles, que reforçou a importância do acolhimento às vítimas, e do vice-prefeito de Pocinhos, Sóstenes Murilo, que destacou o compromisso do município com o enfrentamento à violência contra a mulher.
A Expo Pocinhos 2025 segue até este sábado (20), encerrando o Circuito Paraíba Agronegócios, com programação que inclui exposição de animais, concurso leiteiro, feira de artesanato e apresentações culturais.


0 Comentários