Agricultores familiares de Puxinanã participam da Jornada Paraíba Produtiva

     


  Agricultores familiares do município de Puxinanã, no Agreste paraibano, mostraram o potencial das atividades no campo, durante a Jornada Paraíba Produtiva realizada na quarta-feira (5). O evento foi promovido pelo Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em parceria com a Prefeitura Municipal de Puxinanã.

A programação foi voltada para o fortalecimento e incentivo às práticas no campo, acesso a créditos rurais, contou com estandes temáticos sobre mandiocultura, caprinocultura, apicultura, entre outras práticas. O evento contou com a realização da Feira da Agricultura Familiar, onde os agricultores puderam comercializar seus produtos vindos diretamente do campo como legumes, mel, bolos, massas, flores e beiju. O agricultor Adeilson Costa dos Santos há oito anos vende o beiju na Feira da Agricultura Familiar. “Encontrei na venda do beiju uma possibilidade de melhoria de vida”, destacou Adeilson.

O evento, que acontece todos os anos, funciona como uma vitrine do que se produz no município pelos agricultores, além da troca de conhecimento de práticas entre os produtores rurais.  De acordo com o extensionista rural Gervázio Farias, o município de Puxinanã se destaca como uma grande potencialidade na produção de mandioca. “Eventos desse porte viabilizam o incentivo e a venda dos produtos, gerando sustentabilidade e renda”, avaliou. 

Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Marinaldo Meneses, destacou a importância das parcerias que garantem o desenvolvimento rural sustentável. “O apoio da Empaer, por meios dos técnicos e sementes, por exemplo, é de grande valor para os agricultores”.

O secretário de Agricultura do Município, Elias do Nascimento, se mostrou contente com a participação popular nas feiras. “A agricultura familiar é um projeto muito proveitoso para nós, e garante o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou.

Durante a Jornada Paraíba Produtiva foram entregues títulos de regularização fundiária a mais de 200 agricultores.

Estiveram presentes ao evento mais de 150 pessoas e diversas autoridades do município, como a vice-prefeita Gizele Guimarães; o secretário de Agricultura, Elias do Nascimento; a gerente regional da Empaer em Areia, Juliana Oliveira; o gerente operacional Eduardo Luiz; o secretário de Saúde, Christophe Ramon; o representante do Banco do Nordeste Wagner Ferreira; a sindicalista rural Rosimere Germino e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sergio Figueiredo.


Postar um comentário

0 Comentários