A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, visitou na tarde desta segunda-feira (8), em Campina Grande, o Centro de Atendimento ao Autista (CAA). O espaço, inaugurado pelo Governo da Paraíba há dois anos, oferece um trabalho multidisciplinar, reunindo diversas áreas do processo terapêutico da pessoa com autismo — são cerca de 350 crianças atendidas da Rainha da Borborema e de mais 70 municípios.
Durante a visita, Ana Maria Lins ressaltou a importância do espaço para a qualidade de vida dos pais e de crianças com autismo. "É um espaço lindo, muito organizado e que cumpre a sua finalidade, que é oferecer mais qualidade de vida a pais e também às crianças com autismo. Recentemente, o Governo do Estado aumentou o convênio de R$ 1,6 milhão para R$ 1,8, visando justamente oferecer mais apoio àqueles que precisam desse espaço", afirmou.
A segunda-dama Camila Mariz, que também acompanhou a visita, ressaltou que o CAA veio suprir uma grande lacuna que havia em Campina Grande e região. "O número de crianças diagnosticadas com autismo é cada vez maior — se a gente olhar para o nosso círculo de amizade, para o nosso meio, essa realidade vai ser percebida com muita facilidade. Infelizmente. Por isso, a importância de um espaço como este na qualidade de vida dessas crianças, mas também na qualidade de vida dos pais, da família", acrescentou.
A assessora-técnica da Funad, Alice Santos, que na ocasião representou a presidente da Fundação, Simone Jordão, ressaltou a importância da visita da primeira-dama ao CAA. "Essa visita é de suma importância, porque ela vem constatar a qualidade de um serviço implantado pelo Governo do Estado há dois anos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, com o apoio técnico da Funad. O CAA atende a mais de 300 crianças de Campina Grande e de mais 70 municípios", comentou.
A gestora de Convênios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Pâmela Queiroga, também evidenciou a importância do CAA para a Rainha da Borborema e região. "O Centro de Atendimento ao Autista presta um grande serviço às crianças com autismo, grande parte não teria condições de pagar por todos os serviços oferecidos aqui. Então, a visita da primeira-dama é muito importante para ver o andamento do serviço, conversando com os profissionais, mas também com os pais", salientou.
A vereadora Eva Gouveia ressaltou que a presença do Governo da Paraíba, por meio de serviços como o CAA, mostra o compromisso com Campina Grande. "Esse Centro de Atendimento ao Autista era uma grande demanda de Campina e região, uma grande necessidade de pais que nem sequer sabiam que seus filhos tinham autismo. Por isso, a criação desse espaço mostra o compromisso do governador João Azevêdo, do vice Lucas Ribeiro, com Campina Grande", falou.
A coordenadora-geral do CAA, Roberta Figueiredo, agradeceu a visita da primeira-dama e da segunda-dama ao local. "Uma visita como esta é um momento de prestação de contas, de se discutir melhorias, sempre visando atender melhor quem tanto precisa desse serviço. Um momento como este nos deixa muito felizes. Como mãe de autista, sei a importância de um espaço como este", comentou.
A dona de casa Mônica Bezerra é mãe de João Gabriel, de seis anos de idade. O diagnóstico de autismo do filho só foi possível após a inauguração do CAA. "Antes, a gente sofria muito com o meu filho. Eu não tinha ideia do que ele tinha. Quando chegou o CAA aqui em Campina Grande descobri e agora vejo o quanto meu filho tem evoluído. Agradeço demais, por mim e pelas outras mães", concluiu.
Casa da Criança — Mais cedo, a primeira-dama Ana Maria Lins visitou a Casa da Criança Doutor João Moura. Na ocasião, ela discutiu a formação de convênios do Governo da Paraíba com a entidade, que atende 268 crianças carentes até os seis anos de idade em regime de creche.
Acompanhada da segunda-dama Camila Mariz, Ana Maria Lins conheceu todo o funcionamento da entidade, que funciona há quase 70 anos no bairro São José, oferecendo às crianças todo um suporte pedagógico — recreação, atividades lúdicas, alimentação e lazer.
Durante a visita, Ana Maria Lins destacou a importância do trabalho desenvolvido na Casa da Criança Doutor João Moura. "É um trabalho muito sério, desenvolvido com muita responsabilidade, amor e respeito. Essa visita foi importante porque conhecemos toda essa estrutura, que oferece dignidade a essas crianças, e discutimos formação de convênios para fortalecer ainda mais esse trabalho", disse.
A diretora-adjunta da Casa da Criança, Maria Bethânia, agradeceu a visita da primeira-dama Ana Maria Lins. "Nosso sentimento é de gratidão porque essa visita representou uma grande oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, a nossa estrutura, e de também algumas demandas que a Casa tem. Quanto mais visitas do poder público, melhor, pois representam grande oportunidade de novas parcerias", comentou
0 Comentários