Todas as unidades educacionais (106 escolas e 42 creches) estão envolvidas em produções caprichadas para cumprir o tradicional calendário de quadrilhas juninas, apresentações culturais e homenagens à maior manifestação cultural do Nordeste. Ao todo, participam das festividades juninas, 35.944 estudantes da Rede, sendo 25.200 das escolas e 10.744 das creches.
Para Raymundo Asfora Neto, secretário de Educação, “promover e incentivar manifestações culturais como o São João, ultrapassa as barreiras da tradição e reforça a ideia de pertencimento à uma cultura, à uma identidade, isso é fundamental para o cidadão que está sendo formado na sociedade”.
A abertura da festança aconteceu no último dia 10 de junho e foi encabeçada pelas Escolas Professora Francisca Zena Brasileiro, no bairro Centenário, e Maria Cândida de Oliveira, localizada no bairro Nova Brasília.
As comemorações seguem até o dia 17 de junho e nesta quinta-feira, 15, o arrasta-pé aconteceu pela manhã na Escola Mariinha Borborema, no bairro Três Irmãs.
Durante toda a manhã as crianças participaram de apresentações de coreografias, concursos de dança e a tradicional quadrilha junina, que abrilhantou o ápice da festa.
De acordo com Edson Farias, gestor da unidade, “no total, 180 crianças participaram da festa e estão envolvidas nos preparativos da festança há mais de um mês. É sempre um momento muito interativo para toda a escola”.
Como toda festa junina que se preza, todos os detalhes são preparados com antecedência e muito esmero. E os preparativos este ano ganharam um significado especial, com a comemoração dos 40 anos do São João de Campina Grande.
Os estudantes da Escola Maria Anunciada, no bairro Três Irmãs, além de participarem pessoalmente da confecção dos materiais que vão compor o cenário para a tarde desta quinta-feira e a manhã da próxima sexta-feira, 16 de junho, têm vivenciado desde o início do mês, experiências oriundas das diretrizes pedagógicas a respeito do São João.
Para a supervisora pedagógica da unidade, Socorro Barros, “é importante reforçar a cultura através da grade curricular. Sem contar na possibilidade de torná-los atores do processo cultural através do resgate da história e da vivência de atividades envolvendo literatura regional, produções artísticas e outras estratégias educativas”.
Ao todo, participarão das festividades juninas na Escola Maria Anunciada, 400 estudantes de anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Codecom
0 Comentários