Prefeitura de Campina Grande realiza mutirão para castração de cães e gatos de rua e dos que estão sob cuidados de pessoas carentes

  


      A Prefeitura de Campina Grande, através do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, está realizando mutirões para a castração de cães e gatos de rua e também dos que são cuidados por pessoas carentes. Com a medida, 210 animais já passaram pela cirurgia. O objetivo é ampliar o acesso ao serviço e, para isso, estão sendo realizadas cirurgias durante a semana e aos finais de semana. Somente no último sábado, 19, foram operadas 30 cadelas.

   Os animais que passam pela cirurgia são os cães e gatos de rua, além dos bichos de estimação de pessoas carentes. Os donos desses animais podem realizar o cadastro no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mediante comprovação de inscrição no Cadastro Único ou em programas sociais de transferência de renda

    O CCZ funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Isolda Barros Torquato, S/N, em Bodocongó. Após o cadastro, a equipe realiza a avaliação e o agendamento para a cirurgia. Além da castração, o centro também disponibiliza vacinação antirrábica e realiza o tratamento de diversas doenças.

     “A medida é uma forma de fazer o controle populacional dos cães e gatos chamados errantes, como forma também de garantir o controle das doenças provocadas por estes animais”, disse a coordenadora do centro, Aretuza Nascimento.

     Em 2021, mesmo diante da pandemia da covid-19, o município realizou mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos de castração. Em breve, a cidade vai receber o serviço de castramóvel, que vai descentralizar as ações e levar as cirurgias para vários bairros da cidade. O veículo adaptado foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde e vai iniciar as atividades no próximo mês de abril.

 

 

  

Postar um comentário

0 Comentários