A primeira ida da criança ao dentista pode ser um momento de tensão e medo devido às expectativas geradas e a novidade para os pequenos, mas os pais devem criar um ambiente de confiança, para evitar uma experiência traumática e amenizar a angústia antes da consulta. O conselho é do dentista do Sistema Hapvida, Matheus Sebe, que neste domingo (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, orienta a família a permitir que as crianças criem sua própria experiência com a visita ao consultório.
“Os pais conhecem os barulhos, os objetos, os equipamentos utilizados e já sabem como funciona o atendimento. Essas experiências são apresentadas para as crianças de alguma forma, seja positiva ou negativa. A criança chega ao consultório com essa construção, por isso surge o medo, a insegurança e a negativa de fazer o atendimento”, relata. O profissional explica que, antes mesmo de sair de casa, é necessário haver uma construção saudável de como ocorrerá a consulta, para que a criança tire suas próprias conclusões ao passar pelos procedimentos.
Principalmente no primeiro contato, o mais indicado é levá-las até um consultório pediátrico, que costuma ter uma decoração infantil, para tornar o ambiente mais lúdico e descontraído. “Nossa função é fazer com que ela tenha uma experiência agradável e confortável, sem pânicos”, avalia.
Os pais também devem ser francos com os filhos, mesmo os pequenos, e alertá-los sobre a necessidade de cuidar da saúde para evitar o aparecimento de doenças. “Precisamos reforçar com eles, desde cedo, que é importante se cuidar e se prevenir de doenças”, aconselha o dentista. |
|
0 Comentários