Com o objetivo de intercambiar projetos e experiências exitosas no campo da Economia Criativa, o Festival de Verão - Cidades Criativas, realizado pela Unesco foi encerrado no último sábado, 19, na cidade de João Pessoa. Pela primeira vez, o evento teve a participação de representantes de Campina Grande dentro da programação, mostrando os equipamentos e demais elementos que tornaram a cidade membro da seleta Rede Mundial de Cidades Criativas, título conquistado em novembro de 2021.
O evento reuniu as doze cidades brasileiras, integrantes da Rede de Criatividade, e as discussões giraram sobre os pontos criativos dessas localidades, como os da cultura, gastronomia e das artes midiáticas
Maximizando os esforços de acolhimento para o Encontro Mundial das Cidades Criativas no Brasil, que acontecerá de terça à sexta-feira desta semana, 22 até 25, na cidade de Santos (São Paulo), o evento em João Pessoa contou com palestra da secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, Rosália Lucas, e do coordenador de Desenvolvimento Local, Jonas Costa. Na oportunidade, ambos destacaram os pontos focais de Campina Grande na Rede Mundial de Cidades Criativas (UCCN).
Rosália destacou a importância da representatividade do município no encontro inter-regional e ímpar para o cenário criativo “Esse networking das cidades criativas é um momento de compartilhar experiências e resultados. Todos ganham ainda mais aprendizados. E Campina Grande está presente com projetos e muitas histórias exitosas para compartilhar”, destacou.
O festival também contou com apresentações da Companhia de Dança de Campina Grande, com artistas enviados pela Secretaria Municipal de Cultura para apresentar ao
público um chamamento ao Maior São João do Mundo, evento que neste ano volta a ser realizado de forma presencial, conforme a tradição.
Ao longo de toda a semana, os participantes também puderam conferir a oficina Criativa de Artes Midiáticas/FelizCidade, dívida em suas vertentes: SDGame Design e Impacto Design, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Barros, membro do comitê Campina Criativa, tendo como público alvo os estudantes da rede pública de ensino.
O coordenador de Desenvolvimento Local de Campina Grande, Jonas Costa, descreve que o evento proporcionou uma união nacional das cidades criativas “É muito oportuno conhecer o lado criativo das cidades, principalmente das mais distantes como Florianópolis e Paraty. E ver Campina Grande inserida neste universo, deixa a gente ainda mais orgulhoso”, ressaltou.
Realizado de 15 a 19 de março, o Festival de Verão - Cidades Criativas propôs ações em conjunto, maximizando os esforços de acolhimento e as experiências exitosas no campo da Economia Criativa, além de traçar estratégias visando ao fortalecimento da rede no Brasil.
Além de Campina (Artes Midiáticas) as cidades criativas do Brasil certificadas pela Unesco são: João Pessoa (Artesanato), Santos (Cinema), Brasília, Curitiba e Fortaleza (Design), Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty (Gastrono)
0 Comentários