Prefeito de Alagoa Nova continua preocupado com boatos espalhados no município


  O prefeito Aquino Leite, da cidade de Alagoa Nova, voltou ontem a manifestar sua indignação com os boatos surgidos naquele município, de que  estava havendo um surto de meningite, onde já tinha ocasionado a morte de três crianças, notícia essa  já desmentida pelas autoridades da saúde.

   Segundo ele, tão logo tomou conhecimento da notícia, convocou todos os setores ligados a Saúde no Município e determinou que fosse adotada todas as providências que o caso requer, tendo imediatamente procurado as autoridades da Secretaria de Saúde do Estado, bem como do Hospital de Trauma de Campina Grande, local para onde as crianças foram levadas e tomou conhecimento que não se tratava de meningite e sim um outro vírus, porém exames continuam sendo feitos para se diagnosticar o que realmente aconteceu com aquelas três inditosas crianças.

   Disse ele, que após resultados de alguns exames a Secretaria de Saúde do Estado, enviou a seguinte nota de esclarescimento, que divulgamos na íntegra:

  “ Após Divulgação de um possível surto de Meningite no município de Alagoa Nova - PB, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que:
1. Existem Três notificações de Meningite de paciente residente em Alagoa Nova. Dois não foram confirmados para Meningite, receberam alta hospitalar, estão bem de saúde e sem risco de contaminação. Um ( 4 anos) segue internado no Hospital de Trauma de Campina Grande, com exame de lícor negativo para meningite bacteriana, com hipótese diagnóstica de meningite viral e /ou dengue. O casos seguem em investigação epidemiológica, aguardando resultado de exame sorológico.
2. A meningite é uma doença causada por vários agentes epidemiológicos: vírus, bactéria, fungo, sendo excluída a investigação laboratorial para bactéria, deve-se testar também outras patologias, como Dengue, que é um vírus, por exemplo.

3. A notificação epidemiológica é parte de um processo de investigação, sendo a etapa inicial após a análise clínica. A confirmação dos casos se dá após a realização de exames.

4. Mais dois óbitos de crianças aconteceram no município neste período, porém por outras causas, sem relação com meningite, de acordo com a Clínica e ou/exames emitidos pelo Serviço de verificação de óbitos do Estado.

5. Há ainda um caso de morador do município de Areia, transportado por SAMU de Alagoa Nova, o qual teve notificação para meningite e declaração de óbito para o referido agravo, porém segue em investigação para Dengue aguardando exames no laboratório de Referência.

A Secretaria de Saúde da Paraíba está atenta e sensível aos casos, e esteve em reunião de alinhamento técnico com a Secretaria Municipal de Saúde de Alagoa Nova para dar suporte às investigações já desencadeadas no município alinhando demais ações que necessitam ser fortalecidas, a exemplo do combate às arboviroses, atualização do calendário vacinal das crianças.”

Postar um comentário

0 Comentários