Cabedelo:Crocheteiras concluem mais um Workshop de Crochê em parceria com as Linhas Círculo


Cinquenta cabedelenses crocheteiras receberam, nesta terça-feira (12), o certificado de participação no V Workshop de Crochê, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a empresa Linhas Círculo.
O curso, realizado no auditório do Procon Cabedelo, foi ministrado pela artesã Cláudia Maria que, durante dois dias, ensinou técnicas de aperfeiçoamento do crochê às participantes. Ao final, todas tiveram direito a certificado e concorreram a diversos brindes que incluíram revistas, produtos e 'kits de crochê' das linhas Círculo.
A promoção desses cursos tem se intensificado no país inteiro e a intenção da empresa Círculo, além de investir na produção, é contar com o apoio logístico das Prefeituras para também investir no cidadão brasileiro, implantando projetos de consciência ecológica, de capacitação profissional e também na profissionalização do consumidor.
"Esse workshop contou com mulheres que buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos na técnica de crochê e promoveu, também, a capacitação para várias artesãs cabedelenses. A nossa Secretaria tem como objetivo principal o empreendedorismo e a geração de emprego e renda para elas. Além disso, essa parceria com a Linha Círculos, que tem sido realizada em todas as edições - eles cedem materiais e professores capacitados - tem gerado muitos frutos, principalmente, para as mulheres de Cabedelo", afirmou a secretária Mônica Pimentel.
A artesã paulista Cláudia Maria trabalha há quatro anos administrando os workshops da Círculo e tem experiência no Brasil inteiro. Pela primeira vez em Cabedelo, ela teve o apoio de Jane Mécia, artesã cabedelense que também já atua pela empresa no Estado. Cláudia falou sobre o curso, ressaltando o papel de destaque do crochê e agradecendo pelo apoio que recebeu da PMC.
"Com a experiência que temos com os fios da Círculo, procuramos levar um pouco mais de conhecimento para as pessoas, justamente para que elas agreguem valores ao que já sabem e, com isso, formem mais uma fonte de renda para o orçamento delas. Elas já fazem muito crochê mas estão sempre em busca de novidades. E são essas novidades que nós procuramos trazer, pois o crochê está em alta e virou uma moda. Temos uma gama de produtos de vestuário e de decoração de casa que se pode fazer com o crochê. Aqui em Cabedelo, eu me surpreendi e me emocionei em chegar e ter cinquenta mulheres me esperando, isso é muito gratificante. A Prefeitura de Cabedelo me recebeu com muito carinho e ofertou até uma sala climatizada e toda estrutura logística que o curso precisa”.

Crochê: oportunidade, renda e terapia – As crocheteiras participantes do workshop têm obtido muitos benefícios depois que se envolveram mais com a arte. Estes benefícios vão além da questão financeira e da adequação às exigências do mercado moderno: eles também têm a capacidade de promover saúde e bem estar às famílias cabedelenses.
A artesã Elisângela Mendonça, que reside no bairro de Camalaú, também já iniciou como empreendedora e, através do incentivo ofertado em Cabedelo, já vem promovendo grupos de crochê nos povoados de Forte Velho, município de Santa Rita, e Mata Redonda, em Alhandra. Ela falou da importância dos cursos e contou o que já conseguiu alcançar através da experiência com o crochê.
“Através dos workshops, eu consegui criar novas peças e atender a novos pedidos, mas, além disso, o crochê levanta a autoestima das mulheres. Eu já tirei pessoas até da depressão, pessoas que não tinham iniciativa para fazer mais nada na vida. Eu, antes, tinha vontade, mas não tinha tempo; e, agora que aprendi, gosto de ensinar as pessoas. Essa iniciativa da Secretaria é muito boa, com professores excelentes, reconhecidos em nível nacional, e é melhor ainda quando temos a oportunidade de fazer esses cursos e apresentar nossos produtos em feiras e eventos".
Dona Catarina Barbosa, moradora do Centro, foi outra participante do curso que falou sobre sua experiência marcante com o crochê e emocionou ao lembrar um drama que viveu em sua vida pessoal.
"O crochê faz parte da minha vida desde os 8 anos de idade e, posso afirmar, que não existe ‘psicólogo’ melhor. No último ano, estive acompanhando a minha filha no tratamento contra o câncer e eu me apeguei, primeiramente, a Deus e ao amor que tenho por ela, mas o crochê foi minha companhia nos momentos mais difíceis. Graças a Deus, a vitória foi dupla, pois superamos esse momento e eu ainda me aprimorei nessa técnica. Eu antes reclamava muito porque não tinha mais uma Secretaria que trouxesse esses cursos novamente pra Cabedelo e agora tem".
Crochê na praça - As crocheterias têm se reunido também de forma independente em todos os sábados, na Praça Getúlio Vargas, Centro da Cidade, levando almofadas e seus materiais das 14h às 17h para produzirem peças e também se distraírem. “Tudo surgiu depois que a Prefeitura de Cabedelo iniciou a realização dos workshops", diz a artesã Jane Mécia.

Linhas Círculo - A Círculo, que completará 80 anos em janeiro de 2018, tem 1.300 funcionários e atua em 26 países. É a maior empresa têxtil de trabalhos manuais do Brasil e possui 11.300 pontos de venda em todos os Estados, com cerca de 30 mil clientes por ano, dentre empresariais e individuais.

Postar um comentário

0 Comentários