A cidade de Patos foi
escolhida para sediar a 6ª Feira do Empreendedor, que atenderá um público de
cerca de 10 mil pessoas, de 5 a 8 de outubro.
Interiorização tem sido a
tendência do consumo brasileiro nos últimos dois anos segundo projeções do
estudo IPC Maps 2017, realizado anualmente pela consultoria IPC Marketing,
empresa especializada em mapear os gastos dos brasileiros. O estudo revela que
com o arrocho na economia, a fatia de mercado ocupada pelas cidades do interior
alcançou o índice recorde de 70,15%, movimento que vem se evidenciando desde
2015.
Conectado com os setores
produtivos e atento à dinâmica do mercado, o Sebrae Paraíba escolheu o Sertão
paraibano para sediar a Feira do Empreendedor 2017. De 5 a 8 de outubro a
cidade de Patos receberá o maior evento de empreendedorismo do Estado, que terá
entre os destaques a palestra do especialista em varejo Edmour Saiani,
responsável por treinamentos de pessoal no Rock in Rio. A expectativa é que,
durante os quatro dias, 10 mil pessoas visitem a feira, participem da
programação e recebam orientação sobre abertura de empresas e soluções do
Sebrae para fortalecer os micro e pequenos negócios.
Esta edição traz o tema “o
empreendedorismo que se transforma com sustentabilidade”, e terá como foco o
mundo digital, no qual as empresas têm lançado mais inovações sustentáveis. A
estrutura será montada no Rodoshopping Edvaldo Motta e contará, também, com o Espaço
Educação, cuja programação inclui mais de 50 palestras, seminários e workshops.
Rafael Vaconcelos, da Facebook Brasil e Gil Giardelli, estudioso da Cultura
Digital, com 16 anos de experiência, apresentarão as novidades do universo das
redes sociais e do mundo digital, respectivamente.
De acordo com o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 87% do Produto Interno Bruto
(PIB) de Patos arrecadado na cidade corresponde ao setor de serviços, sendo
este, também, o que mais emprega (63%) e mais se desenvolve. Entretanto, quando
se trata do porte das empresas, é o Micro Empreendedor Individual (66%) que
lidera o número de pessoas jurídicas na cidade de Patos. Os números refletem a
realidade de todo o Sertão paraibano, com dados similares nos municípios de
Sousa, Pombal, Itaporanga e Cajazeiras.
Para João Jardelino,
gerente do Sebrae em Patos, o Sertão tem capacidade de promover um grande
evento com muitos negócios. Patos apresenta um perfil de segmentos prioritários
na indústria têxtil, no comércio, com crescente visibilidade na alimentação
fora do lar, além da forte atuação na saúde, beleza e bem-estar. O turismo
também está despontando e o empreendedorismo estudantil e universitário. No
campo, se destaca a produção de leite e derivados. Em todas essas áreas, o
Sebrae já atua, mas a Feira apontará um mapa de oportunidades de negócios que
pode atrair investidores e empreendedores para a cidade.
Sobre os destaques da
Feira, João Jardelino antecipou que haverá exposição de produtos e tecnologias
sociais numa área agrícola, que será montada na estrutura do Rodoshopping. “Os
setores econômicos destacados variam de acordo com o perfil e cenário de
negócios que a cidade oferece. O Sebrae já realizou pesquisas de púbico, de
cenário e perfil econômicos para podermos focar no que Patos realmente tem a
oferecer no mundo do negócios”, afirmou.
Inovação e Tecnologia – A
programação da 6ª edição da Feira do Empreendedor inova ao promover uma
maratona de programação chamada Hackathon, evento que desenvolve a cidadania
digital. Startups, mídias digitais, e-commerce e marketing digital serão
conceitos mostrados na prática e incentivados por meio de capacitações. As
palestras sobre cidades sustentáveis e criativas vão apresentar conceitos
inovadores e uma forma diferenciada de ver, viver e transformar os municípios.
Haverá ainda aulas-shows
com mestres da gastronomia local e designers de bolo, passeio de bicicletas, em
parceira com lojas de bikes, materiais esportivos e academias, além de
programação voltada aos produtores rurais, como um Dia de Campo, negócios
sustentáveis em áreas rurais, uso da energia solar, a Produção Agroecológica
Integrada e Sustentável (Pais), o Centro Sebrae de Sustentabilidade e mais de
20 atrações culturais.
Sustentabilidade – As características de um negócio sustentável
são a longevidade, percepção do seu papel na cadeia produtiva, autorreinvenção
com base em novos modelos de negócio, diversidade e novas formas de gerar
riqueza e renda, entendimento e adaptação aos novos paradigmas trazidos pela
concorrência e identificação e adaptação às novas oportunidades. O Sebrae
instalou sua primeira agência no Sertão há mais de 40 anos na cidade de Catolé
do Rocha. Pouco tempo depois, com a evolução da cidade de Patos, naturalmente
definida como a “Capital do Sertão” pelo seu crescimento, o Sebrae mudou-se do
Alto Sertão para as Espinharas. Há 35 anos, a agência vem crescendo e
atualmente se instalou no Rodoshopping como agência modelo.
0 Comentários